Emoção e torcida não faltaram na tarde desse sábado na SHB, nas finais individuais das categorias Mini Mirim e Pré Mirim do Campeonato Brasileiro de Saltos da Juventude. Silêncio absoluto para o resultado dos quatro conjuntos sem faltas no desempate para o título da categoria Mini Mirim. O tempo ideal era fechado e o locutor fez mistério no resultado final.
Por uma diferença de centésimos, o ouro ficou com Gaetan Toque, de São Paulo, com QH Elvis C, de apenas dez anos de idade e o vice-campeonato foi para o carioca Theo Jordão e All Graff. O bronze ficou com Bruno Dias Cambraia Costa e Copain, da FHMG.

Muito emocionado e chorando, Gaetan falou como um adulto na entrevista ao vivo para o site da SHB logo depois de ganhar o título: “O importante é participar e ser feliz. Ganhar é uma consequência. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar aqui, toda minha família, a equipe do Kareka meu treinador … e também ao meu pai e familiares que estão longe na França. Merci beaucoup! Eu amo vocês.”

No Pré Mirim, não foi menos tenso nem emocionante o desempate entre os três conjuntos que chegaram zerados na final. O primeiro conjunto do desempare, Maria Vitoria Gastão da Rosa e Chronos cometeram uma falta. Em seguida, entrou o catarinense de 12 anos, Felippo Colli e a ótima tordilha Salamandra Chap Franciska. Eles foram rápidos e eficientes. Depois deles Clara Duque Poggi e Special Bem também fizeram pista limpa mas não chegaram nos 36.47s de Felippo, o novo campeão brasileiro de Pré Mirim.

Muito compenetrado e também emocionado, o campeão disse que “a estratégia foi não perder tempo, fazer uma curva que a primeira concorrente não tinha feito e tentar o zero. “Deu certo”, festejou Fellipo. “Estou muito feliz com o resultado e acho que ano que vem já vou passar para Mirim”, arriscou.

Neste domingo serão definidos o pódium individual das categorias Mirim, Pré Junior e Junior. Antes do GP da categoria principal, marcado para as 15 horas, a SHB fará uma homenagem ao cavaleiro carioca Hélio Pessoa, que completou 80 esse ano e será o homenageado no GP que vai premiar o campeão brasileiro da categoria Junior deste ano, encerrando o Campeonato Brasileiro de Salto da Juventude.

Parte da família mais icônica do hipismo brasileiro, Hélio estreou em grandes competições no Brasil e na Europa nos 60, e nos anos 70 conquistou centenas de vitórias e classificações em concursos nacionais e internacionais.

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento acontece sem público e é importante respeitar os itens das Regras de Ouro da Prefeitura do Rio de Janeiro para a prevenção da Covid-19.

Informações completas, ordens de entrada e resultados podem ser conferidos no site da SHB. As provas têm transmissão ao vivo e resultados online, em tempo real. Confira tudo em www.shb.com.br ou baixe o aplicativo disponível para Android e IOS e não perca nenhuma ação.

O CBS da Juventude tem patrocínio de Total, Grupo Sabemi, AD, Fenixx Seguradora e Transporte de Valores, Sportv, VillageMall e Multiplan. Apoio: Japiassú, Hotel Aretê, Royal Horse e Três Corações e a chancela de CBH e Feerj.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA PISTA Roberto Marinho

Domingo – 09. 00 horas

04/10/2020

PROVA No 13 – CBS MIRIM – Final Individual – Dois Percursos Distintos, Tab A art. 238 1.1 – Altura máxima 1.30M x 1.60M – Velocidade 350M / M

PROVA No 14 – 11.40 horas – CBS PRÉ JUNIOR – Final Individual – Dois Percursos Distintos, Tab A art. 238 1.1 – Altura máxima 1.35M x 1.70M – Velocidade 375M / M

PROVA No 15 – 15.00 horas – CBS JUNIOR – Final Individual PROVA HÉLIO PESSOA

Dois Percursos Distintos, Tab A art. 238 1.1 – Primeiro percurso: Altura máxima 1.40m x 1.70m – Velocidade 375m/m  Segundo percurso: Altura máxima 1.45m x 1.80m – Velocidade 375m/m